sábado, 13 de outubro de 2007

O que você conhece sobre outras culturas?

Mc Donald's na Arábia Saudita

Uma das coisas que mais tem chamado a nossa atenção aqui no Canadá, é a diversidade cultural. Estamos aqui há apenas 3 meses, mas seja no trabalho, seja em outro lugar, já encontramos pessoas das mais diferentes nacionalidades, como brasileiros, chilenos, argentinos, peruanos, mexicanos, porto riquenhos, americanos, portugueses, espanhóis, franceses, escoceses, russos, australianos, búlgaros, vietnamitas, filipinos, coreanos, sul-africanos, chineses, japoneses, iranianos, paquistaneses, indianos, árabes, pessoas da Indonésia, Somália, Nova Zelândia e até canadenses.

É bastante enriquecedor conhecer um pouco mais das outras culturas, tem sido uma troca de experiência e uma tremenda quebra de preconceitos.

Tem uma família iraniana que são nossos amigos, é impressionante como existe tantas coisas em comum entre a cultura iraniana e a cultura brasileira. O valor que eles dão à família, o desejo de ver o país em uma situação melhor. A culinária, eles comem muito arroz, salada, frango e bode, assim como nós nordestinos! Você sabia que nem todos os iranianos são terroristas e homens bombas? Foi muito triste ouvir essa nossa amiga falar que por conta de três homens (três dos pilotos do 11 de Setembro), o mundo todo se voltou contra o país dela. Fiquei pensando, e se achassem que todos os brasileiros são corruptos e ladrões, quem nos daria emprego? E se achassem que todos os brasileiros queimam índios ou empregadas domésticas, quem iria querer ser nossos amigos? Uma outra curiosidade a respeito do Iran, é que o carro Audi é um carro popular. Quem não queria trocar o seu Uno, ou Pálio, ou Gol, ou , ou outro carro popular por um Audi?

A nossa gerente do banco é da Bulgária, o nome dela é Daniela. Ela disse que Renata e Renato são nomes bastante comuns na Bulgária, e disse ainda que tem uma prima que se chama Renata. Eu aproveitei para dizer que Daniela também é um nome bastante comum no Brasil, que eu também tenho uma prima que se chama Daniela e uma outra que se chama Daniele, e um primo que se chama Daniel.

Tenho três amigas filipinas no trabalho. Antes de conhece-las eu não sabia que a língua oficial das Filipinas é o Tagalo, mas que o Inglês também é falado por todos. Eles aprendem desde pequenininhos. As três falam inglês como se tivessem nascido aqui. Muitas empresas de call center americana, se instalaram nas Filipinas, por conta do inglês, que é falado por todos e por conta da mão de obra, que é barata. Também existe muitas coisas em comum entre a culinária filipina e a brasileira, além de carne de boi, peixe, frango, porco, eles também comem bucho de boi, como a buchada do sul do país, ou a dobradinha no nordeste (dobrabinha sem feijão). Ao contrário de nós brasileiros que achamos os preços dos carros aqui super baratos, se compararmos com o Brasil, elas acham carros super caro. Carros nas Filipinas é super acessível elas disseram, principalmente se forem das montadoras japonesas, por conta da proximidade do país com o Japão.

Por falar no Japão, você sabia que ao entrar na casa de um japonês você deve tirar os sapatos, e deixa-los virados em direção a porta? Pois dessa forma, você coloca os sapatos sem precisar se virar ao ir embora. Outra curiosidade a respeito dos japoneses e isso se aplica também aos coreanos, é que é rude dar um presente a alguém com apenas umas das mãos, da mesma forma, que é rude receber um presente com apenas uma das mãos. Tanto para dar, quanto para receber, você deve usar as duas mãos. É muita falta de educação, ser convidado para algum jantar na casa de um japonês e não comer a comida toda. Um outro ponto interessante, é que as visitas numa casa japonesa, não devem ir na cozinha.

Na indonésia é falta de educação mostrar a sola do pé para alguém. Assim como não é educado dar alguma coisa a alguém com a mão esquerda.

Não pensem que basta ir à Escócia para ver homens vestidos de saia. Você precisa ir numa cerimônia de casamento. É somente nesta ocasião que os homens usam saias, é uma tradição.

Calabresa não é apenas um tipo de pizza. Não, também não apenas é um tipo de linguiça. Existe uma região no sul da Itália, que se chama Calábria. A língua falada nesta região não é o italiano, mas sim a calabresa, na verdade, é um dialeto.

No Brasil, assim como em alguns outros países, as pessoas se cumprimentam se beijando, no nordeste, os famosos dois beijinhos, em outras regiões, um ou três. Muitas culturas acham isso nojento. Dizem que beijamos até quem não conhecemos.

E assim é o Canadá, apenas um país, que recebe pessoas do mundo inteiro e tem nos permitido conhecer mais das diversas culturas sem precisar viajar o mundo todo...

Nenhum comentário:

Para Refletir ...