Tudo indica que o nosso destino será a cidade de Calgary na província de Alberta. Muitas pessoas nos perguntam por que Calgary, se nós entramos no processo via Québec?
Em primeiro lugar, quando decidimos dar entrada no processo via Québec, não tínhamos conhecimento do processo federal e tínhamos realmente a intenção de ir para Québec.
Com o passar do tempo, ficamos sabendo que mesmo aplicando através do processo de Québec poderíamos migrar para outra província, pois o visto é federal. Além disso, depois de muitas pesquisas descobrimos que Alberta é a província que tem menor índice de desemprego em todo o Canadá, esse é o principal motivo que nos fez optar por Calgary (3,4% em 2006 http://www.alberta-canada.com/economy/economicResults/albertaLabourForce.cfm). O meu pensamento é que temos que ir para onde tem emprego. Eu tenho acompanhado alguns blogs de pessoas que estão em Québec, e nenhum deles teve êxito na dura luta por emprego de forma tão rápida quanto os nossos amigos Manoel e Patrícia. Eles estão em Calgary.
Antes mesmo deles chegarem no Canadá nós já estávamos decididos a irmos para Calgary, e o caso deles só veio confirmar o que as minhas pesquisas indicavam. Calgary tem emprego. Este casal já estava de passagens compradas para Toronto quando ele enviou mais de 80 currículos para empresas em Toronto e cadastrou o currículo dele em um site de busca por empregos. Ele obteve algumas respostas dos currículos enviados, já tinha feito uma entrevista e conseguiu agendar outras, mas foi uma empresa de Calgary que se interessou pelo currículo dele, entrou em contato e ofereceu um emprego antes mesmo dele sair do Brasil. Uma coisa me chamou atenção, no caso das empresas de Toronto, ele foi atrás do emprego. No caso de Calgary, o emprego foi atrás dele. A esposa dele Patrícia, arquiteta de formação, no Brasil trabalhava como professora de inglês, em três semanas em Calgary já estava empregada na área de arquitetura.
Calgary é uma cidade com aproximadamente 900 mil habitantes. Uma cidade que tem crescido bastante economicamente principalmente por conta das empresas exploradoras de petróleo. O petróleo no Canadá está na província de Alberta, e Calgary juntamente com a capital da província Edmonton são os maiores centros industriais e comerciais da província. No ano passado o superávit do governo da província foi tão alto que cada morador da província, incluindo as crianças receberam um cheque de 400 dólares do governo. Só quem não recebeu foram os presidiários (http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe.asp?ID_RESENHA=198706).
Outro ponto que estamos considerando é que eu falo inglês fluente. Estudei 10 anos na Cultura Inglesa, fiz intercâmbio durante 1 ano nos Estados Unidos e ensinei inglês durante quase 5 anos. Ou seja, são 16 anos em contato com a língua inglesa. Renato apesar de ter desenvolvido bastante o francês, também tem mais segurança no inglês. Pensamos que até atingirmos em francês o nível que temos de inglês demoraria um pouco e isso poderia também dificultar a nossa adaptação.
Por todos esses motivos, e ainda levando em consideração que em Calgary poderemos contar com o apoio dos nossos amigos Cynthia e João, que estão indo dia 24 de maio e Patrícia e Manoel que estão lá há 2 meses, tudo indica que o nosso destino será mesmo a cidade de Calgary.
Algumas fotos da cidade (peguei do blog de Manoel e Patrícia)



Não sabe onde fica Calgary? Localize no mapa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário