terça-feira, 10 de abril de 2007

Nosso processo de Imigração



Nesse primeiro post vou contar como surgiu a idéia de irmos para o Canadá e como tem sido o nosso processo até a obtenção dos vistos.

Em junho de 2005, há aproximadamente dois anos atrás, foi divulgado nos jornais locais, uma palestra que aconteceria naquele dia no auditório do SENAC onde um representante do governo Canadense viria explicar sobre o processo de imigração via Québec.

Eu já tinha ouvido falar que o Canadá era um país bem receptivo aos imigrantes, devido a falta de mão de obra qualificada, mas nunca algo oficial.

Nesse mesmo dia, um amigo Edson Marinho, pelo MSN me falou que iria à palestra. Fiquei interessada mas no dia eu já tinha um compromisso. Alguns dias depois esse mesmo amigo envia um e-mail para várias pessoas contando como tinha sido a palestra e como funciona o processo. Fiquei bastante interessada e resolvi tentar, ver no que iria dar (link para inscrição nas palestras neste blog, em Imigração Québec - Palestra sobre imigração Québec).

O primeiro passo do processo, é saber se você tem condições de ser aceito pelo governo canadense. O passo é bem simples. Um questionário que é respondido pela internet e o resultado sai na hora (link para o teste neste blog, em Imigração Québec - Avaliação on-line).

Fiz o teste e para a minha tristeza não obtive sucesso. Comecei então a pesquisar sobre o tal processo e percebi que existe alguns pontos que são chaves para ser aceito pelo governo do Québec. O primeiro e mais importante, é você ter uma formação que esteja em demanda no Canadá, ou seja, uma profissão que haja carência de mão de obra. Sou Internacionalista e essa profissão não é considerada profissão em demanda. Outro ponto chave é o nível de francês. O meu era zero. Apesar de ter inglês fluente, não fui convidada a dar entrada no processo.

Comentei com Renato, na época ainda éramos namorados e ele também ficou interessado. Disse que sempre ouviu falar que na área dele (analista de redes) o Canadá tem grandes oportunidades, além da oportunidade da experiência internacional que sempre foi um sonho dele. Ele fez o teste e foi convidado a seguir em frente.

Foi ai então que começamos a pensar mais seriamente sobre o assunto. Fizemos muitas pesquisas, entramos em contato com pessoas que já estavam no processo e outras que já estavam lá. Nos inscrevemos em outras palestras de esclarecimento, e no dia 22 de setembro de 2005, enviamos os documentos dando entrada no processo.

O processo é muito longo, cheio de etapas, e sem dúvida a mais tensa é a entrevista. Renato começou a estudar francês pois a entrevista seria em francês. Após mais de 5 meses de espera, no dia 1 de março de 2006, chegou a convocação para a entrevista. Para a nossa alegria, a entrevista pela primeira vez seria realizada em Recife, não precisamos arcar com os custos de uma viagem a São Paulo.

Dia 27 de abril, 2006, ele foi aceito como imigrante pela província de Québec. E recebeu o tão sonhado CSQ (Certificado de Seleção de Québec). É com esse documento que se da entrada para a aquisição do visto de residente permanente. Nesta data faltava um pouco mais de 1 mês para o nosso casamento civil e a orientação que tivemos é que deveríamos aguardar o casamento para que eu recebesse o meu CSQ e só então daríamos entrada para a aquisição dos vistos.

No dia 31 de maio, 2006, nós casamos. Logo em junho enviamos a minha documentação para aquisição do meu CSQ, que chegou pelos correios em agosto, 2006. No dia 23 de outubro enviamos os nossos CSQ's e mais os formulários necessários, dando entrada na parte federal do processo. O nosso processo federal foi aberto no dia 17 de novembro, 2006. E mais uma vez, um longo período de espera. No dia 26 de março, 2007 chegaram os pedidos para fazermos os exames médicos. Que felicidade!!! Os exames foram enviados de volta no dia 04 de abril, 2007 e por enquanto estamos novamente aguardando.

Ainda nos restam mais duas etapas, a próxima será os pedidos dos passaportes e depois, finalmente o recebimento dos mesmos com os vistos de residente permanente.



Na foto: Renata, Madame Judith Grenon, Renato. No dia da entrevista de Renato quando ele conquistou o CSQ

Nenhum comentário:

Para Refletir ...