domingo, 6 de maio de 2007

Será loucura?

Renato e eu fomos hoje almoçar na casa dos pais dele e a mãe dele disse que estava preocupada pois nós vamos chegar no Canadá sem casa e sem emprego.

Imediatamente me veio a mente o post que eu havia lido hoje mesmo no blog de um casal de imigrantes que estão em Québec, Wal e Paulo, nesse post tinham as perguntas que os futuros imigrantes mais precisam responder.

É muito interessante a reação das pessoas quando ficam sabendo da nossa viagem. A grande maioria pergunta logo:

- Vocês já tem emprego? Resposta: Não.

Depois perguntam:

- Vocês tem casa? Resposta: Não.

Outros perguntam:

- Vocês tem família lá? Resposta: Não.

Alguns ainda perguntam:

- Vocês estão desempregados aqui no Brasil? Resposta: Não.

Então concluem:

Estão deixando casa, empregos, amigos, família, e estão indo para o Canadá sem nada concreto?

Resposta: Sim.

A última pergunta é sempre:

- Vocês estão loucos? Resposta: Acho que não.

Estamos apenas procurando algo melhor para as nossas vidas, especialmente para a vida dos nossos filhos. Passamos por um longo e criterioso processo de seleção de imigrantes. Estamos indo de forma legal, isto é, com permissão legal para residir e trabalhar.

Não, não é nenhum tipo de aventura. Não, não foi nada resolvido de última hora. Estamos no processo desde junho/2005, aproximadamente 2 anos. Teremos os mesmos direitos dos cidadãos canadenses (exceto direitos políticos).

O Canadá é um país de primeiro mundo. Um dos mais altos IDHs do mundo, índice de desenvolvimento humano. Um país onde se tem uma das melhores qualidades de vida. Por que motivo o Canadá estaria selecionando imigrantes, se não houvesse empregos? Para aumentar o desemprego? Para aumentar a desigualdade social? Para aumentar a violência urbana? Para aumentar os demais problemas sociais? Para diminuir a média da renda da população? Não estou dizendo que em países de primeiro mundo, especialmente no Canadá, isso não exista. Existe sim, entretanto em números pouco expressivos.

O fantasma do desemprego assusta os brasileiros, aqui, mesmo insatisfeitos com o trabalho, ou com o salário, precisamos nos submeter, pois antes um emprego não tão bom, ao desemprego. No Canadá isso não existe, falta mão de obra qualificada para trabalhar. Trabalho tem, para todos que querem trabalhar. Nós temos a permissão para trabalho, o emprego, será apenas uma questão de tempo.

A casa ainda não temos. Já andamos olhando uns apartamentos para alugar através dos sites de aluguél de imóvel, mas é lógico que não vamos alugar antes de chegarmos lá, queremos ver o imóvel ao vivo e não por fotos. Ver a vizinhança etc. A casa será só outra questão de tempo.

É lógico que tudo não será tão simples assim. Passaremos por dificuldades. Teremos que aprender a lidar com a saudade. Vamos ter que nos acostumar com o clima, com a língua, com as comidas. Vamos ter que nos adaptar a nova cultura, ao novo emprego, a nova casa, as novas amizades, mas no final de tudo, o que queremos dizer são apenas 3 coisas:

1. Encontramos o que estávamos procurando!
2. Valeu a pena!
3. Não, não somos loucos!

Para Refletir ...