quinta-feira, 3 de abril de 2008

Habilitação

Após quase nove meses de Canadá, enfim tirei a minha habilitação no sábado 29/03.

Assim que chegamos aqui, julho/2007 fomos fazer a prova teórica para tirar a carteira de motorista. Como a gente achava que sabia tudo, afinal, já dirigíamos há vários anos no Brasil, não estudamos muito o livrinho com o conteúdo para a prova e o resultado, ambos reprovados.

Tentamos novamente, e da segunda vez, Renato passou, mas eu não. Quando se passa na prova teórica, você recebe a habilitação classe 7, que lhe dá direito a dirigir com alguém que tenha a classe 5 (adv) ao lado. Para fazer a prova prática e adquirir a classe 5 é necessário ter 1 ano de experiência com a classe 7.

Então, aqui vão algumas dicas para quem está vindo. Traga uma cópia traduzida da sua habilitação do Brasil. Essa cópia vai servir para quando você passar na prova teórica você dizer que já tem esse 1 ano de experiência e pedir validação da sua experiência do Brasil para poder fazer a prova prática. Esse processo de "validação" dura entre 2 e 3 semanas. Quando a sua experiência do Brasil for validada, você poderá fazer a prova prática para adquirir a classe 5. Se você não trouxer a habilitação traduzida, aqui tem onde traduzir, mas você vai "perder" mais alguns dias esperando a tradução ficar pronta.

A prova teórica é composta de 30 questões objetivas, para ser aprovado você tem que acertar pelo menos 25. O livrinho com o conteúdo para estudo é gratuito em qualquer Resgistry da cidade. Ou pode ser acessado pelo link abaixo:

http://www.infratrans.gov.ab.ca/INFTRA_Content/docType45/Production/basicdrivershandbook08.pdf

Outra dica importante, venha para cá com 2 habilitações brasileiras válidas. Simplesmente vá ao Detran e diga que quer uma segunda via. Pois quando você aplicar para validar a sua experiência, eles vão ficar com a sua habilitação brasileira. Eles não devolvem. Por sorte, antes de vir, eu tirei a segunda via da minha habilitação, com o nome de casada. Mas Renato, que não sabia desse detalhe, só veio para cá com uma via da habilitação do Brasil. Resultado, quando chegar ao Brasil vai ter que providenciar isso, ou não poderá dirigir.

Carteira internacional: Assunto muito polêmico. É válida ou não é? Tiramos a nossa carteira internacional antes de vir, e com ela alugamos carro diversas vezes sem problema nenhum. Mas Graças a Deus não fomos parados pela polícia nenhuma vez. Digo Graças a Deus, pois no meu entender ela não é valida. No livrinho onde estudamos para fazer a prova teórica é bem claro, diz que a carteira de habilitação internacional só é valida para não residentes.

Em agosto/2007, compramos nosso carro. E como nenhum de nós tínhamos carteira classe 5 ainda, não tiramos o carro da loja até Renato passar na prova. Existem dois tipos de testes para adquirir a classe 5. Classe 5 (adv) e classe 5 (bas). Como o próprio nome diz, ambas são classe 5. As diferenças são as seguintes:

Classe 5 (adv) Avançada:

Custo da prova prática CAN $ 100

Tempo de duração da prova prática: 1 hora

Pode dirigir com um pequeno teor de álcool (equivalente a 1 lata de cerveja)

Pode servir de instrutor para quem tem a classe 7. Percebam que quando eu falei da classe 7 no início, eu disse que poderia dirigir com uma pessoa que tem a classe 5 (adv) ao lado.

Classe 5 (bas) Básico:

Custo da prova prática CAN $ 50

Tempo de duração da prova prática: 20 minutos

o% de álcool e não pode servir de instrutor para quem tem a classe 7.


Renato fez a prova pratica três vezes, todas as vezes ele fez a avançada. O teste bastante longo, pega highway (pista de alta velocidade), e não faz baliza e estacionamento. O importante é ter atenção nas placas. Placa de STOP, não significa diminuir a velocidade. Independente se vem carro ou não é extremamente necessário parar os 4 pneus por pelo menos 3 segundo. Ter atenção total para áreas escolares e playground, onde a velocidade não pode passar de jeito nenhum dos 30KM/h. Se passar, reprova na hora.

Como ele tirou a carteira, eu fiquei acomodada esse tempo todo. Em novembro eu decidi estudar o livrinho e fazer a prova teórica. Fica aqui mais uma dica. A pessoa tem a opção de fazer a prova no papel ou no computador. É claro que a maioria das pessoas preferem no computador, afinal essa é a era da tecnologia. Das duas primeiras vezes eu fiz no computador, até que uma amiga me deu essa dica, de fazer no papel. As perguntas são as mesmas. A diferença é que no computador, se você não sabe uma pergunta, você até pode "skip" passar, mas só 1 vez. Após a ultima pergunta, ele volta para as que você passou, na mesma ordem, e dessa vez você não pode mais passar. No papel, você vai e vem quantas vezes você quiser, você pode olhar todas as perguntas antes de começar a responder, o que pode lhe dar mais segurança. Caso o seu nível de inglês não seja muito bom, você também pode levar um dicionário. Mas não pode ser dicionário eletrônico!

Fiz a prova teórica pela terceira vez, e passei! A partir dai comecei a dirigir com Renato. Antes de fazer a prova prática eu também fiz 1 aula de auto escola. Peguei o mínimo que eles ofereciam, 2 horas apenas, só para ter certeza que eu estava fazendo tudo certinho. Pois tem algumas coisas aqui que são diferentes, tipo, mesmo com o sinal vermelho você pode virar à direita. Para virar à esquerda você deve aguardar no meio do cruzamento, e se o sinal fechar é a sua vez de ir.

Marquei a prova para um domingo em fevereiro, mas no dia, quando acordamos as ruas estavam com muita neve. Então acabei desmarcando. Não quis fazer a prova com muita neve na rua, pois o carro escorrega bastante. Então marquei novamente para sábado passado e deu tudo certo. Fiz a prova classe 5 básica, e o teste foi uns 15 minutos somente, pois o instrutor chegou bem atrasado para o meu teste. Demos uma volta pelo centro, fizemos estacionamento na ladeira, baliza e pronto. Passamos por sinais STOP, 4 Way Stop, Yeld, playground area e coisas assim.

Cada erro que você comete você ganha pontos. Para ser aprovado você só pode ter no máximo 75 pontos. Eu só tive 10!! Quer dizer que foi muito bom!! Certa hora ele mandou eu virar a esquerda e eu estava na segunda faixa e ele disse que eu passei para a primeira muito perto da entrada, disse que eu deveria ter passado para a faixa da esquerda antes. Por isso os 10 pontos. O que importa é que estou habilitada desde sábado! Assim que saímos da prova, meu amor foi comprar um presentinho para mim, para eu não me perder pela cidade!! Vejam só o que eu ganhei! Um GPS!!



O GPS

Eu, no volante


Nenhum comentário:

Para Refletir ...