segunda-feira, 7 de julho de 2008

Um ano de Canadá e muitas outras novidades

Faz tempo que não paro para escrever, portanto, agora vão todas as novidades de uma só vez.


Novo lar:

A primeira é que nós nos mudamos . Saímos de downtown e agora estamos morando no norte da cidade, na comunidade de Country Hills Village. Linda por sinal! Estamos adorando. O apartamento é maior, agora temos mais espaço para receber melhor as nossas visitas. Um quarto de hóspedes, devidamente montado com uma cama queen size, mesa de cabeceira, closet e cômoda. Tem o nosso quarto que é uma suíte com um walkthrough closet. Tem sala de jantar, sala de estar, cozinha e escritório, um banheiro social e a varanda, que no verão é muito usada para fazer churrasco, também temos lavanderia dentro do apartamento, nem todos os apartamentos têm, muitos prédios têm lavanderia comunitária. Depois colocarei as fotos de dentro do apartamento. O apartamento é novinho, somos os primeiros moradores, tudo cheirando a novo!!!

Uma coisa que chamou a nossa atenção quando chegamos aqui no Canadá é que no prédio em que morávamos, um prédio grande, de 16 andares, nós só víamos uma criança, uma menininha de uns 8 anos mais ou menos, linda. Não era um prédio onde muitas famílias moravam. Eram ou casais ou pessoas sozinhas. E estranhamos muito que as pessoas não se cumprimentavam no elevador, pensávamos que os canadenses eram assim, mal educados. Estávamos enganados, nesse prédio onde estamos morando agora, as pessoas são mais educadas, se cumprimentam sempre. É um prédio onde tem crianças e muitas a caminho, pelo menos 2 grávidas. Os nossos vizinhos de porta por sinal acabaram de receber a visita da cegonha. Se isso for contagioso….
Para o pessoal que está vindo, na nossa opinião, foi muito importante morarmos no centro no início. Quando chegamos aqui não tínhamos carro, e por estarmos no centro ajudou bastante na questão do transporte público. Quando chegamos fizemos o contrato de um ano, pensando, vamos garantir um ano de aluguel sem que o preço suba (coisa de brasileiro, acostumado aos preços subindo sempre), para nós, um ano foi tempo demais. As coisas aqui acontecem muito rápido, em 2 meses nós já tínhamos carro, em menos de 6 meses já estávamos querendo sair do centro para uma comunidade mais residencial, mas estávamos presos a um contrato. A dica para quem está vindo é não fazer contratos de 1 ano, é muito tempo, os preços aqui não sobem assim não. E se você for um bom inquilino, sempre tem a chance de negociar com os proprietários.

Nossa varanda - A do último andar


Nosso condomínio



Nosso condomínio


Laguinho dentro do condomínio



Nossa vizinhança


Nosso apartamento




Nosso apartamento

A mesa


O banheiro social

A cozinha

Nossas visitas:



Não demorou muito e o nosso quarto de hóspedes ja foi inaugurado pelos meus pais, que chegaram com a minha avó semana passada. Os meus pais estiveram aqui durante o inverno. Chegaram pouco antes do Natal e retornaram ao Brasil no início de fevereiro. Gostaram tanto, que menos de 5 meses depois já estavam de volta, dessa vez vieram com a minha avó. O meu avô e a minha irmã estão a caminho, chegam aqui ainda essa semana!! Estamos aproveitando bem o tempo para passearmos um pouco. Uma viagem a British Columbia e a Banff já estão programadas.



No aeroporto de Calgary. Cynthia, eu e Mari. Cynthia e João foram buscar os pais de João, que chegaram junto com meus pais. E Mari e Júlio foram conosco buscar meus pais e minha avó, e nos ajudaram com as malas.



O reencontro

Um ano que eu não via minha vozinha. Que saudade!




Família




Um ano de Canadá:

E a outra novidade é que ontem completamos 1 ano de Canadá. Estamos muito felizes por cada conquista. Para nós foi um ano de muitas vitórias. Passamos por todas as estações do ano, desfrutamos da beleza de cada uma delas. Na minha opinião, a primavera foi a estação mais curta. As gramas e as árvores começaram a ficar verdes mais de um mês depois do início oficial da primavera. E acho que foi durante a primavera que tivemos as mais fortes neves (no início) e chuvas (no final) do último ano. Apesar do inverno ser bastante frio, não nevou muito. E os dias são bonitos e ensolarados.

Eu já tinha ouvido falar de enchentes em Calgary, mas posso afirmar que no último ano não aconteceu nenhuma. Entre os meses de maio e junho tivemos umas 2 semanas de chuvas bem fortes e frequentes, mas não vi nada alagado.

Agora estamos aproveitando o calor do verão. E é calor mesmo. O dia amanhece ainda fresquinho, mas vai esquentando, esquentando, quando chega 3 horas da tarde está um calor danado. Domingo da semana passada os termômetros marcaram 35 graus.

O sistema de saúde era uma das coisas que mais nos assustavam. Até agora a experiência tem sido muito boa. Quase um ano depois conseguimos um médico de família, a 700 metros da nossa casa. Da até pra ir andando. No ano passado fomos a uma walk in clinic, experiência que eu já falei aqui no blog, foi super tranquila. Esse ano fomos ao dentista, oculista e fizemos outros exames. Nós temos dois planos de saúde complementares, um dado pela minha empresa que cobre eu e Renato e outro dado pela empresa dele que também cobre os dois. Quando o plano de saúde do governo não cobre algum exame o plano complementar cobre. Para se ter uma idéia, eu estou fazendo um tratamento de dente que foi estimado em 1700 dólares. Por termos plano de saúde complementar nós vamos pagar do nosso bolso, um pouco menos que 80 dólares. No Brasil, esse mesmo tratamento, custaria entre 800 a 1000 reais. Até os óculos e as lentes que eu precisei comprar foram pagos pelo plano de saúde complementar. Os remédios que compramos nas farmácias tambem são pagos 100% pelo plano de saúde complementar. O plano de saúde público aqui em Alberta é pago, custa 88 dólares por mês, por família, mas a minha empresa além de dar o plano de saúde complementar, também paga o plano de saúde de Alberta sem descontar nada do salário.

Ainda sobre o sistema de saúde, quando chegamos aqui ouvimos dizer que todos os médicos aqui eram do governo e que não existiam médicos particulares. Isso não é verdade. É verdade que a grande maioria dos médicos são do governo sim, mas existem médicos particulares. Eu mesma fui indicada por um casal da igreja a ir numa clínica particular por conta das minhas urticárias. A consulta custa 400 dólares nessa clínica, e nós pagamos. Eu submeti o recibo para que o plano de saúde complementar me reembolse, mas ainda não obtive resposta. Caso eu não consiga o reembolso pelo plano de saúde, colocaremos na declaração de imposto de renda do próximo ano.

No quesito segurança, podemos dizer que é muito bom poder sair de casa sem se preocupar com o que pode acontecer no próximo sinal. Aqui não é o paraíso. Crimes existem, sim. Mas percebemos que a maioria dos crimes são ou crimes passionais ou algo relacionado a gangues e tráfico de drogas. Violência urbana mesmo, quase não ouvimos falar. Quase.... no fim do ano passado houve um assassinato aqui em Calgary, de uma mulher filipina. O crime chocou a cidade. Mas foi o único crime relacionado à violência urbana que consigo me lembrar nesse último ano.

Pedintes e mendigos também existem em Calgary. A maioria é homem. Algo interessante é que nunca vimos crianças de rua por aqui. Eles ficam sempre no centro da cidade, já fomos abortados algumas vezes por alguns nos pedindo dinheiro, mas nunca nos sentimos ameaçados por eles. Nos bairros residenciais não têm.

Lembro-me que quando chegamos aqui, vimos pessoas se drogando no meio da rua, nada muito escondido. Foi algo que chamou muito a nossa atenção e nos deixou bastante chocados. Acho que o acesso às drogas aqui deve ser mais fácil que no Brasil, pelo menos achei mais aberto, menos escondido. Isso é um ponto muito negativo e preocupante para quem pretende ter filhos aqui. Mas isso também só acontece no centro da cidade.

Transporte público. O passe mensal custa 75 dólares. O metrô não vai até todos os pontos da cidade, fazendo com que muitas vezes você dependa dos ônibus. O sistema é muito bem organizado. Tem um site, o Calgary Transit, onde você coloca o seu endereço de origem e de destino, e ele traça toda a rota pra você, dizendo onde e que horas você vai pegar cada metrô e cada ônibus. O site é muito bom e funciona mesmo. O ruim é que tem algumas rotas de ônibus que só passam a cada 40 minutos, fazendo com que muitas vezes você tenha que esperar. O centro da cidade é muito bem servido de transporte público, mas os bairros mais afastados, muitas vezes não têm tantas opções.

Hoje temos um grupo bom de amigos que tem sido uma verdadeira família para nós. Já nos sentimos bem mais confortáveis com a língua, já não fazemos tanto esforço para entendermos as pessoas e para sermos entendidos. Hoje já sabemos os melhores lugares para fazer compras de supermercado, já sabemos os melhores lugares para comprar frutas e verduras, para comprar carnes. Já temos um shopping preferido e lojas preferidas. Podemos dizer que estamos adaptados, que adoramos a cidade de Calgary. Estamos felizes aqui. Sentimos muitas saudades do Brasil, mas por enquanto, só queremos ir ao Brasil para passar férias! Por sinal, já estamos de passagens compradas e no fim do ano faremos a primeira visita ao Brasil.

E se dizem que o mais difícil é o primeiro ano, então, o mais difícil já passou!!

Dois anos de casamento:

E por último, mas não menos importante, só queria deixar registrado aqui que amanhã Renato e eu completaremos dois anos de casados.

Meu amor, só posso dizer que foram os dois anos mais felizes da minha vida. Tenho certeza que muitos ainda estão por vir. Você é maravilhoso, companheiro, atencioso, carinhoso e eu sou muito feliz ao seu lado. O amor que eu sinto por você só aumenta a cada dia. Tenho muito orgulho de você, muito orgulho de ser a sua esposa. Você é muito batalhador, admiro muito a sua força e a sua determinação. Peço a Deus que continue nos abençoando e nos dando muita saúde e muitas vitórias. Eu amo você!! Um grande beijo, sua esposa.

Nenhum comentário:

Para Refletir ...