sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Visto dos Estados Unidos e resumo da semana

Primeiramente, perdao pela falta de acentos, esse teclado nao tem.
Hoje ja eh sexta feira, a semana voou e eu nem vi.
Segunda feira fomos ao consulado americano tentar tirar o visto de turista dos Estados Unidos. Muitas pessoas que ainda estao no Brasil ja me perguntaram se nos, como residentes permanentes no Canada, nao poderiamos entrar nos Estados Unidos sem visto. A resposta eh Nao. Nos precisamos de visto sim. Somos residentes permanentes e nao cidadaos canadenses. Quando nos tornarmos cidadaos canadenses, e se nada tiver mudado, entao precisaremos apenas do passaporte para entrar no pais vizinho.
Ja ouvi falar muito de pessoas sendo mal tratadas nos consulados americanos. Ouvi falar tambem de muita gente que teve o visto negado, por isso estavamos um pouco apreensivos.
Nao temos ainda nenhuma viagem programada, mas decidimos tirar o visto, pois sempre aparece promocoes, e sem o visto, nao poderiamos nos programar e aproveitar uma das promocoes.
Bom, para quem quer tirar o visto, primeiramente deve is nesse site: https://www.nvars.com/Production/userhome.aspx, voce vai preencher um formulario, e pelo cartao de credito vai apgar uma taxa de aproximadamente 10 dolares. Depois disso voce tera acesso a marcar a entrevista. Entrei diversas vezes durante varios dias e dizia que nao tinha nenhum horario disponivel para o consulado em Calgary. Percebi que em Vancouver sempre tinha varios dias e horarios disponiveis. Mas vancouver nao fica tao pertinho assim, ate que me falaram que segunda-feira pela manha, eh quando o consulado coloca os horarios disponiveis.
Esperei dar segunda feira, entrei logo cedo, umas 7hs da manha, e nada. Assim que cheguei no trabalho entrei novamente e nada, mais ou menos umas 9hs da manha vi que tinha um montao de horarios disponiveis, para 4 semanas a frente. Marquei a entrevista e comecei a ler a papelada para saber o que levar.
Cada aplicante deve levar o formulario DS 156 preenchido, disponivel no mesmo site citado acima. Para os homens tambem eh necessario o DS 157. Eh necessario tambem imprimir o boleto e pagar uma taxa de US$131,00 para cada aplicante no ScotiaBank. Voce deve levar para o consulado, o boleto com o carimbo que foi pago, os formularios preenchidos, cartas de emprego dizendo o dia que voce comecou a trabalhar na empresa, a sua funcao e o seu salario. O passaporte, PR Card (Permanent Resident Card), Extratos bancarios, de preferencia dos tres ultimos meses. Contratos de Aluguel ou de casa propria. Recibos de compra ou de financiamento de carros.
O que nao levar: Nao leve nada a mais que os documentos. Bolsas e celulares devem ficar em casa (Nos deixamos no carro). Fora os documentos so levamos a chave do carro.
Em nenhum momento fomos mal tradados. Em nenhum momento eles foram arrogantes ou rudes com a gente.
Antes de subirmos para o consulado eles passaram detector de metal e olharam rapidamente dentro da pasta que estavam os documentos. Quando subimos, os documentos passaram por uma esteira e nos passamos novamente pelo detector de metal. O seguranca disse que nao poderiamos entrar com a chave do carro, que ele iria ficar com ela, e no final pegariamos. Nessa hora ele nos deu um numero e mandou que entrassemos e aguardassemos sentados.
Depois de um bom tempo chamaram o nosso numero, a moca perguntou pra onde iriamos e quanto tempo iamos ficar. Pegou toda a documentacao e mandou que sentassemos novamente. Esperamos mais uma hora e o nosso numero foi chamado para tirarmos as impressoes digitais. Tudo eletronico, eh claro. Ninguem mais mela os dedos de tinta. Esperamos mais uns 40 minutos e o nosso numero foi chamado novamente, a moca nos devolveu os documentos e nos deu um papel para irmos buscar o passaporte no outro dia. Ela nao disse se teriamos o visto concedido ou nao, mas como eu sabia de casos onde o visto foi negado e a pessoa soube logo, ficamos bem esperancosos.
Quando estavamos indo embora, ja estavamos na calcada, Renato lembrou da chave do carro. Voltamos falamos com o seguranca que telefonou la pra cima, e logo desceu um outro seguranca com a nossa chave. Ele viu o chaveiro do Brasil, perguntou se eramos Brasileiros e lamentou o acontecido com o estudante brasileiro aqui em Calgary. Disse ainda que Calgary eh uma cidade muito segura, e que isso foi uma fatalidade.
No dia seguinte Renato voltou ao consulado e pegou os passaportes. Temos visto valido por 10 anos.
Gracas a Deus, deu tudo certo.
---------------------
Na terca feira foi o aniversario de Renato. Ele completou 30 anos!! Eu nao poderia nao registrar aqui. Parabens Meu amor. Deus continue te abencoando grandemente. Desejo muita saude, muita paz, muitas felicidades e muitos anos de vida. Voce eh um esposo maravilhoso, e eu sou muito feliz por ser a sua esposa.
Na quarta feira foi um grande dia para nos. Ainda esta cedo para dizer aqui o que esta acontecendo. Somente a nossa familia e os amigos mais proximos que estao sabendo. Mas esperamos em breve poder espalhar a noticia e os meus leitores tambem ficarao sabendo.
Na quinta aproveitei para fazer faxina na casa, e hoje sexta feira, vamos assistir o show da Broadway, Cats. Em NY eu assisti o Fantasma da Opera e gostei demais. Espero que Cats tambem alcance as expectativas. Depois eu conto como foi.
No mais esta tudo bem, o frio esta chegando, apesar que a previsao para domingo, segunda e terca eh que a temperatura passe dos 20 graus. Vamos aproveitar bem, pois sabemos que logo logo isso vai acabar!

Nenhum comentário:

Para Refletir ...