sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Thanksgiving Day -- Dia de Ação de Graças




Segunda-feira é feriado aqui no Canadá, Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day.

O primeiro deles foi celebrado em Massachusetts nos Estados Unidos, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621.

Desde 1879 é feriado Nacional no Canadá e é celebrado na segunda segunda-feira do mês de outubro.

Nós também não poderíamos deixar de agradecer a Deus por tantas bençãos recebidas. Estamos notando que o fim do ano se aproxima e quando olhamos para trás vemos quantas conquistas e quantas vitórias tivemos durante esse ano. Vamos aproveitar o feriado para viajar, só nós dois, em lua-de-mel. Vamos no sábado e voltaremos na segunda. Mas vamos também aproveitar para agradecer a Deus por cada uma das bênçãos recebidas nesse último ano.

Tem um hino cristão, muito antigo, e muito bonito que diz:

“Tu és fiel Senhor, meu Pai celeste,
pleno poder aos teus filhos darás,
nunca mudaste Tu nunca faltaste,
tal como eras, Tu sempre serás.

Tu és fiel Senhor, Tu és Fiel Senhor
Dia após dia, com bênçãos em fim
Tua mercê, me sustenta e me guarda
Tu és fiel Senhor, fiel a mim ...”

Temos vivido exatamente o que diz esse hino, dia após dia, com bênçãos sem fim. Não tem um dia se quer em que não tenhamos visto as bênçaos de Deus nas nossas vidas. Alguns dias a notícia é grande, grandes conquistas, coisas que sempre sonhamos, outros são coisas do dia-a-dia, corriqueiras, mas Bênçãos do mesmo jeito.

Uma das maiores bênçãos, sem dúvida foi a restauração da minha saúde. As minhas urticárias até que ameaçaram voltar esse ano, mas Graças a Deus foi por um curto período e já faz alguns meses que elas se foram. Todas as noites antes de dormir, agradeço a Deus por mais um dia sem urticárias. Como os corticóides já não fazem mais parte da minha vida, já estamos pensando em aumentar a família, quem sabe em breve não teremos mais um grande motivo para agradecer!

Agradecemos pela estrutura familiar que temos. Coisa muito rara hoje em dia. Eu tenho a melhor mãe e o melhor pai do mundo. Não tem nenhuma mãe e nenhum pai que se preocupe, que vibre, que torça, que ajude, que apoie, os sonhos e os planos dos filhos como os meus. Se eu tivesse que escolher pai e mãe, escolheria exatamente os que eu tenho.

Agradecemos pelo nosso casamento, é muito bom estar casado com quem a gente ama. É muito bom poder construir e conquistar as coisas juntos. É muito bom saber que a pessoa que está ao nosso lado nos admira e tem orgulho de nós. Bendito o dia em que eu conheci Renato, e bendito o dia em que nós nos casamos. Agradeço a Deus por Ele ter me dado um esposo tão maravilhoso, tão estudioso, tão batalhador, tão trabalhador, tão dedicado, tão carinhoso, tão atencioso, tão responsável, tão engraçado que me faz rir tanto. Que sabe cuidar de mim, e até cozinha para mim. E que eu amo tanto e que me ama tanto. Não existe melhor esposo nesse mundo!

Agradecemos pelos nossos empregos. Porque trabalhamos nas nossas áreas de formação. Porque somos reconhecidos pelo nosso esforço. Porque gostamos do que fazemos.

Agradecemos pela nossa adaptação aqui no Canadá. Estamos aqui há 1 ano e 3 meses. Passamos pelo primeiro inverno e sobrevivemos. Estamos mais confortáveis com a língua. A cada dia conhecemos mais da cultura e em muitos aspectos já até nos moldamos ao modo canadense de ser, o que é um bom sinal, quer dizer que a adaptação está acontecendo de forma natural.

Agradecemos pelo apoio e suporte que tivemos desde o início até hoje da minha família. Mesmo estando longe, meus pais sabem, acompanham e vibram com cada conquista nossa. Sei que sou realmente privilegiada. Não conheço ninguém que em tão pouco tempo já recebeu tantas visitas da família. Meus pais já estiveram aqui 2 vezes. Tio Gilson e Tia Sandra também já estiveram aqui duas vezes. Meus avós e minha irmã tiveram a oportunidade de vir agora no verão e tivemos um tempo bem agradável em família. Também não conheço nenhuma outra família que se envolva tanto com as coisas que acontecem aqui mesmo com a distância, como a minha.

Agradecemos pelas amizades que estamos construíndo. Por termos amigos que nos acolheram na nossa chegada. Por termos tido a oportunidade de também acolher pessoas. Por termos tido a oportunidade de conhecer pessoas mais que especiais. Nossos amigos, tem sido uma verdadeira família para nós. Estamos vivenciando o que a bíblia diz “Há amigos mais chegados que irmãos.” Pv. 18:24. Michele, minha irmã, por favor não fique com ciúmes, mas posso dizer que ganhei duas irmãs depois que cheguei aqui no Canadá. Bianca e Mariana são as irmãs que escolhi ter.

Agradecemos por tudo o que temos conhecido e temos tido a oportunidade de admirar, As quatro estações bem definidas e a beleza de cada uma delas. A neve, que eu já conhecia antes de chegar aqui, mas Renato não. As montanhas, os lagos extremamente azuis. As cachoeiras que se formam com os degelos. Lembro que quando fomos ao Moraine Lake com a minha irmã ela disse, “só pode ter corante azul nessa água”.

Somos de Recife e antes de chegarmos aqui, sempre moramos em Recife. Por fazer calor o ano todo lá, nós nunca nos demos conta de como o verão é agradável. Agradecemos também pois hoje sabemos como é bom sentir calor!! Como é bom poder tomar banho de mar numa água aquecida naturalmente!! Hoje damos valor a isso.

Agradecemos pelos sonhos que estamos realizando. Os grandes e os pequenos. Os mais fáceis e os mais difíceis. Os mais baratos e os mais caros. Agradecemos por termos conquistado o sonho de morar no Canadá. Renato sempre dizia que quando ele chegasse aqui ele queria ter uma camisa da seleção de futebol do Canadá. Era um sonho. Um sonho não muito caro, e não muito difícil de conquistar. Logo que chegamos aqui ele foi numa loja para comprar a camisa dele. Como qualquer outra pessoa nesse mundo, nós também sonhávamos com a casa própria. Graças a Deus, conseguimos realizar. Só falta construírem, mas tenho fé que vai dar tudo certo!

Agradecemos por estarmos em contato com novas experiências praticamente todos os dias, seja comendo uma comida que nunca comemos antes. Seja conhecendo uma pessoa de uma nacionalidade que nunca conhecemos antes, seja vendo um animal que nunca vimos antes. Praticando um esporte que nunca praticamos antes (esse último se aplica mais a Renato). Isso tem nos enriquecido bastante culturalmente.

Agradecemos até pela saudade que sentimos da nossa família que está no Brasil. Quer dizer que eles são importantes e especiais para nós. Muitas saudades nós sentimos dos nossos pais, dos nossos irmãos. Da minha irmã. Como fico orgulhosa em saber do sucesso profissional da minha irmã. Da minha vozinha, dos meus avôs, os dois. Agradeci porque sempre tive avós que assumiram a função de avós, ou seja, fazer todas as vontades dos netos. Até hoje fazem!!! Agradeci também porque Renato depois que me conheceu também teve essa oportunidade, de ter avós assumindo o papel de avós. Sinto muitas saudades dos meus tios e primos. Como ficamos felizes das duas vezes que Tio Gilson e Tia Sandra vieram nos visitar. Lembraremos para sempre, com muito carinho, que eles foram as primeiras visitas que recebemos aqui no Canadá. Como ficamos felizes em saber do sucesso profissional de Rebecca, e a dedicação de Gilsinho à música. Como eu sinto saudades da minha Tia Daisy do meu tio Alfran e dos meninos, principalmente de Bruno. Como vibramos ao saber da aprovação dele no concurso. Sentimos muito por não termos ido à formatura de Alfranzinho. Mas ficamos felizes por mais essa conquista. Como eu sinto saudades da minha tia Neide e dos meninos. Falei umas duas vezes com Diogo pelo telefone, nem parece que a gente não se vê há alguns anos. E ele sempre com aquele jeito único dele, tem a capacidade de fazer qualquer frase soar como uma piada, a mais engraçada que já ouvimos antes. Como eu estou sentindo por não poder ir ao casamento de Rafa. Como eu sito saudades do meu tio Gessé e de Fátima da família deles todinha. Vejo as fotos de Gabi pela internet e fico babando, ela está muito linda. Cada dia mais linda, é sem dúvida a mais linda da família Santos. Outro dia me espantei com o tamanho de Tetinho. Quando saí dai ele era um menino, e agora está um rapaz. Como senti por não ter ido ao casamento de Tiago e Andreza. E a família de Daniel e Luciene, que família linda! Não tem um dia se quer que eu não fale em Bel, morro de saudades dela. Estou morta de vontade de pegar Sofia nos braços, não vejo a hora de conhecê-la pessoalmente. Agradeci a Deus por eu ter primos. E por eu ter uma família sadia e estruturada.

Agradeci também pela família do meu pai, na verdade sempre fomos acostumados com a distância, pois mesmo no Brasil morávamos longe, mas agradeci a Deus por cada um deles. Sinto muitas saudades do meu avô.

Agradecemos porque estamos tendo a oportunidade de morar num lugar mais tranquilo e mais justo. Não é o paraíso. Não há nenhum lugar nesse mundo que seja tão seguro a ponto de não precisarmos da proteção de Deus. Mas já não convivemos com a violência do jeito que convivíamos no Brasil.

Agradecemos também, porque nem todos os sonhos ainda se tornaram realidade. Porque ainda não conquistamos tudo o que queremos conquistar. Por que ainda não estivemos em todos os lugares em que gostaríamos de estar, porque ainda não vimos tudo o que queremos ver, ainda não fizemos tudo o que queremos fazer, nos dando assim forças para continuar indo atrás dos nossos sonhos, esperança que vamos alcançá-los e Fé que Deus continuará derramando suas bênçãos sobre as nossas vidas e que no próximo dia de Ação de Graças a lista de agradecimento será ainda maior que a desse ano.

Nenhum comentário:

Para Refletir ...