terça-feira, 7 de outubro de 2008

Compramos uma casa!!!!!

Para os curiosos de plantão, agora, que está tudo certo, tudo assinado, tudo aprovado, podemos divulgar. Compramos a nossa casa. Por questão de privacidade vou poupar os detalhes. Mas estamos muito felizes.

Desde o ano passado já estávamos pensando no assunto. Agora, a oportunidade chegou. A casa ainda vai ser contruída. Vou falar aqui qual o procedimento para comprar uma casa aqui no Canadá.

Se você quiser financiar um imóvel, primeiramente você deve procurar um mortgage broker ou uma instituição financeira para saber o valor máximo do financiamento que você pode ser aprovado. A diferença entre um mortgage broker e uma instituição financeira é que o broker trabalha com diversas instituições. A pré-aprovação vai depender da renda da família, dos gastos da família e do histórico de crédito da família. Por isso é extremamente importante ter um histórico de crédito limpo. A partir do momento em que você foi pré-aprovado você pode começar a procurar uma casa dentro daquele valor.

Nós procuramos em diversas áreas da cidade, diversas construtoras, o valor pode variar bastante de uma construtora para outra, e de um local da cidade para outro.

Quando você encontra a casa que quer comprar, você vai fazer a oferta da casa, que é como um contrato. Nós assinamos o contrato de compra na condição do mortgage ser aprovado (pois anteriormente ele tinha sido apenas pré aprovado) . Depois de aprovado, você precisa pagar o down payment, ou seja a entrada. O mínimo exigido é 5%. O financiamento pode ser feito em até 35 anos.

A taxa de juros pode ser fixa ou variável. Caso você escolha a fixa, você escolhe também o tempo que você vai ficar nela, que pode variar de 1 a 18 anos. Não importa o que aconteça com o mercado, se você escolheu 10 anos, vai ficar com essa taxa de juros por 10 anos. Uma vez na fixa, você só pode mudar quando o prazo que você escolheu acabar. E a variável, como o nome já diz, todo mês muda. Escolhendo a variável, a qualquer momento você pode mudar para a fixa. Considero que o risco se corre em ambas as taxas, a taxa pode subir muito ou descer muito. Nunca se sabe. As taxas de juros também variam de intituições para instituições. E a fixa sempre é um pouco mais alta que a variável. Das instituições financeiras que pesquisamos, as taxas variaram entre 4.1% a 5.5 % ao ano.

Nós estamos comprando uma casa direto da construtora, tivemos que escolher o lote. Alguns lotes são mais caros. Casas no fim de uma rua sem saída, tem o backyard maior, essas são bem mais caras. Nós nos apegamos a alguns detalhes para a escolha do lot. Só quem já conhece aqui para entender esse primeiro detalhe. Aqui em Calgary, geralmente só tem calçada de um lado da rua. Do outro lado não existe calçada. Nós fizemos questão de pegar um lot do lado que não tem calçada. Motivo: o dono da casa tem a obrigação de limpar a neve da calçada. Mas se do nosso lado não tem calçada, nos livramos dessa obrigação!!! Outro detalhe que fizemos questão é que fosse um lot onde o relevo do terreno não precisasse de janelas maiores para o basement. Motivo: o custo é mais alto. A construtora cobra taxas extras para esse tipo de lot. Queríamos também que o nosso quarto e o backyard fossem poente. Motivo: Como a maior parte do tempo aqui é frio, o poente é mais valorizado, pois esquenta mais. O que ganhamos de "presente", isso é, não escolhemos e mesmo assim é vantagem, no nosso lot não tem caixa de utilities, é uma caixa verde enorme que fica na frente de algumas casas que mede água e outras utilities das casas da rua. Não tem cano de escoamento d'água.

O bairro, ou comunidade como é chamado aqui: Queríamos uma comunidade tranquila, onde tivesse todo tipo de comércio por perto. Renato sempre dizia que não queria dirigir 20 minutos, para chegar num wal-mart ou numa superstore. Onde vamos morar tem tudo isso. O que ganhamos de "presente", os melhores vizinhos da cidade!!! :D Seremos vizinhos dos nossos amigos Mari e Júlio. Duas ruas atrás deles, é onde será contruída a nossa casa.

A construtora Excel Homes é quem vai construir a casa para nós. Escolhemos o modelo, escolhemos o lot e eles devem nos entregar a casa pronta. A previsão para recebermos as chaves é entre Maio / Junho - 2009.

Por enquanto só temos fotos do terreno:




Nenhum comentário:

Para Refletir ...